Confraria dos Ovos Moles de Aveiro

NOTÍCIA

MENSAGEM DO CHANCELER MOR DA CONFRARIA DOS OVOS MOLES DE AVEIRO

30-09-2016

Caros amigos,

 

A atual Chancelaria da Confraria dos Ovos Moles de Aveiro idealizou e desenvolveu no biénio 2015 / 2016 múltiplas atividades, sem nunca olvidar o nobre e ambicioso desígnio, tão distante quanto desejado, de imortalizar este doce aveirense sobre a forma de uma peça escultórica, emocionante para quem a persegue e estimulante para quem a contempla. Árdua jornada, quiçá ilusória a tarefa de buscar a imortalidade na arte. Mas como diria o poeta, “para se transmitir a outrem o que sentimos, e é isso que na arte buscamos fazer, temos que decompor a sensação, rejeitando nela o que é puramente pessoal, aproveitando nela o que, sem deixar de ser individual, é todavia susceptível de generalidade, portanto, compreensível, não direi já pela inteligência, mas ao menos pela sensibilidade dos outros”.

 

E a obra nasce da ideia da Chancelaria, pela mão do Escultor Albano Martins, com o distinto patrocínio das empresas Adriano Carreira, Civilria, Indasa, Love Tiles, OLI, Pizzarte, Prio, Renault Cacia e da Câmara Municipal de Aveiro como patrocinador Institucional e responsável pela infra-estrutura base do monumento, e claro está, da própria Confraria dos Ovos Moles de Aveiro. A todos um eterno bem hajam.

 

A socialização da nossa Confraria passa pela promoção e divulgação dos Ovos Moles de Aveiro. Uma missão alicerçada num acumular de convicções cujo detalhe revela a razão de ser desta Confraria. Foram essas as águas que navegámos até ao Monumento aos Ovos Moles de Aveiro.

Esta é a expressão cultural mais absoluta no exaltar deste doce conventual. É o expor das nossas gentes e seus valores. É a resposta de quem ama e faz.

Ondulados por formas, sensações e reflexos, cores e vivências, história e mais futuro, deixamos que a arte exorte outros ao conhecimento das estórias com mais de 500 anos e à degustação de diferentes texturas não diferentes da vida. Ora mais dura como a obreia, ora mais doce como o ovo mole. Quando conjugados revelam-nos um imaginário fascinante que deixa escapar um sorriso distraído.

 

Enveredamos pela autenticidade daquilo que nos caracteriza, como fator diferenciador e potencial do desenvolvimento cultural, turístico e socioeconómico, que também se apresenta como vantagem competitiva para quem define um itinerário a visitar e que vêem brindar connosco, esquecendo dificuldades, invejas e críticas distantes e imóveis.

 

Aveiro e a sua região. As suas gentes, os seus horizontes, recantos e suas marés, são genuínos e únicos. Mostram uma vida que só pode ser intensa na vivência das amizades e dos valores que nos movem e comovem. Esta paixão que nos embevece apura os doces sentidos, define-nos na imensidão de sensações que nos provocam, afirma-nos perante a uniformidade da globalização que nos inunda.

 

E todos os que nos visitam que guardem bem mais de Aveiro em si mesmos. Que através do conhecimento das tradições, do vislumbrar de paisagens coloridas, da luminosidade da Ria, de tantos outros sabores e da dinâmica desta região, possam apreciar uma inquietante beleza que aguça o turista mais distraído. Gentes arreganhadas por tanto amor pela sua terra, são alegres como o brilho do sol e levam no seu vaivém uma vida bem temperada por doces doses de Ovos Moles e por uma pitada de flor de sal.

Só assim cada dia conta.

Só assim cada destino marca e convida a uma nova descoberta.

 

O resto é o forte e doce abraço a todos quantos vivem Aveiro. É o agradecimento que causa arrepio, a estes, os que deram vida a esta obra que é um pedaço de nós, e que paira neste monumento ao melhor doce conventual do mundo, os Ovos Moles de Aveiro.

 

Por amor a Aveiro e aos Ovos Moles.

 

Um doce abraço.

Sérgio Ribau Esteves,

Chanceler Mor da Confraria dos Ovos Moles de Aveiro

 


Chancelaria: 2015-2016
voltar

PONTO DE VENDA DE OVOS MOLES CERTIFICADOS

ÁREA RESERVADA

utilizador:
palavra-chave:
  

APOIOS

Copyright © 2015 Confraria dos Ovos Moles de Aveiro | By INOVAnet