Estimados Amigos,
A Confraria dos Ovos Moles de Aveiro tem por missão a promoção, divulgação e defesa cultural e gastronómica do doce conventual “Ovos Moles de Aveiro”, enquanto produto tradicional, de origem e proveniência certificada. Assumimos o doce desígnio de o perpetuar na Região de Aveiro, em Portugal e além fronteiras.
Na beira deste recortado espaço lagunar, dia após dia os nossos sentidos são provocados. A luz que a ria reflete, as cores de tão vivas, os típicos sabores, o calor, a alegria e a dinâmica das nossas gentes, são o convite perfeito para celebrarmos a vida. A vida, que só é doce se intensa como a flor de sal da nossa ria e o doce dos nossos ovos moles. Os tais “corações dourados” cujo ingrediente principal é o amor com que as nossas doceiras o acariciam aquando da sua confeção.
A pandemia que hoje nos condiciona parece dar ainda mais vida ao que realmente é nosso. A disponibilidade para olhar o pormenor que quiçá outrora distraidamente não cuidámos. A arte de caminhar por este canal a fora tem de ser nova, nobre e com vista para todos, como um moliceiro que navega mirando o Monumento aos Ovos Moles de Aveiro. Obra edificada por esta Confraria em 2018. O nosso propósito intenta elevar os Ovos Moles de Aveiro a um estado superior ao da nossa condição efémera.
Alimentados por este doce, envolvidos por momentos lúdicos, culturais, gastronómicos e históricos, onde impera a amizade, assume a Confraria dos Ovos Moles de Aveiro o honroso compromisso da valorização deste ex-libris de uma Cidade e de uma Região de excelência.
Cada Confrade “jura levar os Ovos Moles de Aveiro ao mundo inteiro. Isto se não os comer primeiro”
Um doce abraço,
Sérgio Ribau Esteves |