Confraria dos Ovos Moles de Aveiro

MENSAGEM

Chanceler Mor
Presidente da CEUCO
Presidente da FPCG

CHANCELARIAS

2015-2016
2013-2014
2011-2012
2009-2010

PRESIDENTE DA FPCG

Mensagem da Presidente das Confrarias Gastronómicas Drª Olga Cavaleiro.

 

Falar de gastronomia portuguesa é falar de Portugal. Sobre a mesa expõe-se a alma de um povo como se transparente fosse, revelam-se os sabores e saberes que nos distinguem feitos com os recursos da geografia natural e com um imenso saber-fazer que faz com que produtos do mesmo tipo apresentem sabores tão distintos. Apertada nas malhas da necessidade biológica, a alimentação traduz a fuga em frente, o engenho, a festa, o trabalho, a devoção à divindade, o calor da confraternização, enfim, traduz o nosso gosto, os nosso hábitos, como se estes fossem genéticos incorporados na informação que passa pela via hereditária.  

A gastronomia é como se fosse um espelho, um retrato, uma representação daquilo que um povo é. Uma representação não a preto e branco, sem cheiro ou textura, mas colorida, aromática e palpável. Saboreia-se o intangível através do tangível. O imaterial socorre-se da tangibilidade dos cinco sentidos para deixar na memória do palato o gosto que nos une. O gosto dos alimentos prova-se, provando-se também a cumplicidade, a amizade, a proximidade e a partilha, sobretudo, a partilha com os amigos.

Neste gesto cúmplice e desperto para a grandeza do nosso Portugal gastronómico, as confrarias gastronómicas dão sabor ao seu território, descobrem a importância cultural desta manta de retalhos, deste caleidoscópio da alma de Portugal. Somos Confrarias porque queremos representar essa diversidade, sentimos orgulho nas cores, nos aromas e nas texturas do que pomos sobre a mesa, local de satisfação de uma necessidade básica, mas também espaço de confraternização, convivialidade e partilha de sentimentos. 

Neste imenso mosaico gastronómico, a Confraria dos Ovos-Moles de Aveiro representa um importante património gastronómico que vai muito além do sabor, dos ingredientes e da imagem dos Ovos-Moles de Aveiro. É a história, é o saber-fazer, são os espaços onde nasceu esse ícone que engrandece a gastronomia nacional, são as pessoas que fizeram e que fazem a sua história, são os admiradores deste doce, é uma miríade de histórias que se cruzam e cujo caminho é comum. Resta pensar, como se cruza o mundo à volta dos Ovos-Moles de Aveiro? Como se liga o mundo através deste doce?

Grande tarefa, esta de juntar todos aqueles que se cruzam pelos Ovos-Moles de Aveiro. Grande sonho, o de unir o passado, o presente e o futuro deste doce pela cumplicidade dos que o admiram. Grande vontade, esta de fazer mais e melhor pelo símbolo maior da doçaria de Aveiro. Grande grupo, este que se bate pela dignificação do que o impressiona e identifica.

Estou certa, eu sei, que a Confraria dos Ovos-Moles de Aveiro continuará a honrar a tradição do doce que lhe dá o nome. Estou certa, eu sei, que nesse caminho sobressairá o engrandecimento da gastronomia portuguesa. Estou certa, eu sei, que juntos saberemos levar mais longe o orgulho pelo nosso Portugal!   

Fevereiro de 2015

 

 

voltar

PONTO DE VENDA DE OVOS MOLES CERTIFICADOS

ÁREA RESERVADA

utilizador:
palavra-chave:
  

APOIOS

Copyright © 2015 Confraria dos Ovos Moles de Aveiro | By INOVAnet