Chanceler Mor da Confraria dos Ovos Moles de Aveiro
Estimados Amigos,
A Confraria dos Ovos Moles de Aveiro tem por missão a promoção, divulgação e defesa cultural e gastronómica do doce conventual “Ovos Moles de Aveiro”, enquanto produto tradicional, de origem e proveniência certificadas. Procuramos contribuir para que a doce história dos Ovos Moles se perpetue, em Aveiro, em Portugal e além fronteiras.
O Movimento Confrádico ao qual pertencemos, reforça e enaltece com os seus produtos e símbolos, a identidade lusa. A defesa da autenticidade de Portugal, a tal portugalidade, quiçá em oposição a uma tentativa falhada de uniformização cultural resultante de alguma teoria com tendência globalizante, passa indubitavelmente pela conservação da diversidade local que genuinamente contribui para o desenvolvimento integrado do nosso território à beira-mar bem plantado.
Enlaçada pela ria, reflete nas suas águas os testemunhos do passado e nas suas cores vivas a alegria das suas gentes que nunca escondem a paixão pela sua terra. Pinceladas de cor provocam sensações apetecíveis, pintam a cidade da Arte Nova de sal e doce e com alegria caricaturam as suas gentes e seus costumes na proa de um moliceiro. Tudo isto é Aveiro.
“Um ovo mole
Um beijo sem pressa.
Terra de sol
Tudo isto é Aveiro.”
Alimentados por este doce, com mais de 500 anos e que teve a sua origem no Convento de Jesus em Aveiro, movidos pelos momentos lúdicos, culturais, gastronómicos e históricos que envolvemos nas nossas atividades, assume a Confraria dos Ovos Moles de Aveiro o honroso compromisso da valorização deste ex-libris de uma Cidade e de uma Região de excelência.
Cada um dos seus Confrades “Jura levar os Ovos Moles de Aveiro ao mundo inteiro. Isto, se não os comer primeiro!”
Um doce abraço,
Sérgio Ribau Esteves
|